De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Acre alcançou seu maior resultado desde fevereiro de 2023, atingindo 99 pontos no segundo mês de 2024. Esses dados indicam uma tendência positiva no âmbito do consumo familiar no estado.
No entanto, apesar desse aumento na intenção de consumo, núcleos familiares com renda de até 10 salários-mínimos ainda apresentam índices de insatisfação, já que o indicador não ultrapassou os 100 pontos necessários para refletir satisfação plena.
A pesquisa também destacou que famílias com renda superior a 10 salários-mínimos registraram um índice de 125,6 pontos, o que representa o maior indicador desde fevereiro do ano anterior. Esse resultado reflete a satisfação dessas famílias em relação ao emprego atual e suas perspectivas profissionais.
Além disso, a pesquisa observou um aumento no consumo de bens duráveis em fevereiro deste ano, embora ainda seja inferior aos resultados de meses anteriores. Isso sugere uma preferência das famílias por bens semi duráveis, como roupas e calçados, em detrimento dos bens duráveis, como eletrodomésticos.
No cenário nacional, a intenção de consumo das famílias brasileiras atingiu 105,7 pontos em fevereiro, indicando a satisfação dos consumidores, especialmente daqueles com renda superior a 10 salários-mínimos.
A pesquisa, que analisa mensalmente cerca de 18 mil questionários em todas as Unidades Federativas, fornece um panorama abrangente da percepção dos consumidores em relação ao emprego, renda, acesso ao crédito e nível de consumo, bem como suas expectativas futuras em termos de melhoria profissional e consumo de bens duráveis e não duráveis.