POLICIAL

Líder de ocupação em Boca do Acre preso após denúncia de violência e desmatamento

A ocupação Marielle Franco, em Boca do Acre, no Amazonas, vem passando por conflitos desde o fazendeiro Sidnei Zamora alegou a posse da propriedade. O episódio mais grave está acontecendo nesse momento, com a prisão do agricultor e ambientalista Paulo Sérgio Costa de Araújo, líder da ocupação, que está preso desde o dia 05, por acusação de organização criminosa, após denúncia de Zamora.

A prisão do ambientalista veio logo após a denúncia de violência física contra agricultores feita por Paulo Sérgio.

Os agricultores teriam procurado Paulo Sérgio relatando que estavam registrando um flagrante de retirada ilegal de madeira nas terras da Comunidade, quando sofreram um ataque dos “jagunços” com terçados.

As imagens da violência circularam nas redes sociais e pouco tempo depois, Paulo Sérgio foi preso. Para a defesa, a prisão é ilegal por não haver nenhum inquérito aberto contra ele no Judiciário do Estado do Amazonas, e por não possuir antecedentes criminais.

Manuel do Carmo, da CPT do Amazonas, afirma que a prisão “é um meio de amedrontar os agricultores”. Para o Amazônia Real ele falou: “Eles denunciaram os desmatamentos, as pressões e a tortura à todas as autoridades. E Paulo é preso quando vai à polícia registrar as denúncias.”

Segundo a família do ambientalista, Paulo Sérgio foi transferido para uma unidade prisional de Humaitá, município distante 200 quilômetros de Porto Velho (RO), sem que eles fossem avisados, e agora sem encontra em outro estado longe da família e sua situação de saúde é preocupante.

Por Casa NINJA Amazônia