Geral

Ministro celebra redução de 13 milhões de pessoas em situação de fome, enquanto dados indicam 20 milhões em insegurança alimentar

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, expressou satisfação com a diminuição de 13 milhões no número total de pessoas que enfrentam fome no Brasil. Conforme dados do Instituto Fome Zero, o total de pessoas em situação de insegurança alimentar grave no país diminuiu de 33 milhões em 2022 para 20 milhões em 2023.

“Estamos testemunhando uma orquestra positiva que merece celebração. É algo que devemos realmente comemorar, pois historicamente representa a maior queda já registrada. Retirar, em um ano de ajustes, 13 milhões de pessoas do mapa da fome é um feito notável”, declarou o ministro em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Dias ressaltou que muitas dessas pessoas estão em áreas urbanas, especialmente em cidades de médio e grande porte, e enfrentam situações de rua, uma realidade alarmante que o governo está abordando com seriedade. “Quando falamos de fome grave, estamos nos referindo à fome que mata, como ocorreu entre os Yanomamis e crianças. É disso que estamos tratando”, acrescentou.

Além disso, o ministro observou que, ao considerar a fome moderada, o estudo indica que 20 milhões de pessoas deixaram essa condição em 2023 no Brasil. “O fato de podermos celebrar uma grande conquista, com 13 milhões a menos no mapa da fome, demonstra a magnitude de nossa responsabilidade. Continuaremos trabalhando para alcançar aqueles que ainda necessitam de assistência”, concluiu.

Agência Brasil.