ACRE

Municípios do Acre e de São Paulo lideram lista dos mais poluídos do Brasil, segundo relatório internacional

Um relatório divulgado pelo World Air Quality em 2023, elaborado pela IQAir, apresentou dados alarmantes sobre a qualidade do ar em diversas localidades do mundo, incluindo 7.800 cidades em 134 países. O jornal Estadão teve acesso a esse levantamento, revelando informações cruciais sobre a poluição atmosférica.

No Brasil, a concentração de material particulado PM 2,5 na atmosfera ultrapassou o dobro do limite recomendado, colocando o país na 83ª posição entre os mais poluídos do mundo.

Entre os municípios brasileiros mais poluídos, Xapuri, no Acre, desponta como líder do ranking. Esse estudo se baseia na medição do material particulado PM 2,5, em microgramas por metro cúbico.

Xapuri, conhecida como a cidade natal de Chico Mendes, apresentou um índice de qualidade do ar de 21, excedendo de 3 a 5 vezes o limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Surpreendentemente, os níveis de poluição em Xapuri foram ainda maiores do que em grandes metrópoles do estado de São Paulo, como a capital São Paulo, Guarulhos, Osasco e Campinas, conhecidas por sua má qualidade do ar.

Além de Xapuri, outros 6 municípios do Acre também aparecem na lista dos mais poluídos do Brasil, com níveis que excedem de 1 a 3 vezes o parâmetro estabelecido pela OMS. Esses municípios são: Acrelândia, Senador Guiomard, Rio Branco, Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.