MUNDO

Pilotos dormem por 28 minutos em voo na Indonésia

Um piloto e um copiloto dormiram simultaneamente durante 28 minutos em um voo na Indonésia, provocando uma série de erros de navegação. Por não ter repousado na noite anterior, o piloto deixou seu companheiro no comando para descansar, mas ele também pegou no sono.

Os investigadores não identificaram os funcionários, mas informaram que eram indonésios e tinham entre 32 e 28 anos, respectivamente. Apesar do susto, a aenovane pousou em segurança e sem maiores complicações.

O centro de controle de área de Jacarta tentou entrar em contato com o avião em algumas oportunidades durante o período, mas sem sucesso. O piloto acordou após os 28 minutos e percebeu que o copiloto estava dormindo. Imediatamente, percebeu que a aeronave teve um leve desvio em sua rota inicial.

O avião era da companhia Batik Air e realizava um voo doméstico. A aeronave com 159 passageiros partiu do sudeste de Sulawesi com destino a capital Jacarta em 25 de janeiro, segundo um relatório preliminar do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes (KNKT), divulgado pela AFP na última sexta-feira, 8.

A Batik Air não informou se houve punição para os pilotos. A KNKT emitiu um comunicado à companhia cobrando maior investigação em seus voos e tripulação.

Fonte:  Terra