ACRE

Procon/AC divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2023

Na sexta-feira, 15 de março, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) celebrou o Dia Internacional do Consumidor com a divulgação do Cadastro e Reclamações Fundamentadas. Este documento apresenta um ranking das empresas que receberam o maior número de reclamações em 2023. O evento marcou o início da Semana do Consumidor e foi realizado na sede do Procon/AC.

As empresas que lideraram o ranking de reclamações foram: Energisa, Claro, Banco Bradesco, OI, Banco do Brasil, Banco Pan, Telefônica Brasil, Banco Daycoval, Banco Santander e Caixa Econômica Federal.

A lista completa foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O objetivo desta publicação é informar a sociedade sobre o comportamento dos fornecedores, incentivá-los a melhorar continuamente, bem como informar os consumidores e apoiar políticas públicas.

Em 2023, o Procon/AC registrou mais de 17.928 atendimentos, um aumento de mais de 25% em relação ao ano anterior. Esses atendimentos foram realizados presencialmente, por telefone e online, e incluíram denúncias, consultas e reclamações. Destas, 5.580 reclamações foram registradas no Cadastro de Reclamações Fundamentadas e se tornaram procedimentos administrativos, seguindo o devido processo legal.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, enfatizou que o Procon é a primeira instituição pública que o consumidor procura quando enfrenta um problema de consumo. Ela destacou que o Procon tem como objetivo planejar, coordenar e implementar a política pública de defesa do consumidor no estado do Acre. O Procon é responsável por atender os consumidores para receber reclamações de consumo e endividamento, promover a educação para o consumo para todos os públicos, orientar e fiscalizar os estabelecimentos comerciais do estado.