Na medição desta quinta-feira, 7 de março, o Rio Acre, na capital acreana, demonstrou uma considerável vazante, com o nível do manancial diminuindo 11 centímetros, totalizando 17,76 metros.
A retração observada foi de aproximadamente um centímetro por hora, indicando que a tendência é que o rio continue baixando de forma constante daqui para frente. Segundo Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil na capital, “é um forte sinal de vazante, temos elementos fortes para acreditar que agora a tendência é baixar. É possível que tenhamos alguma oscilação, mas o rio não deve voltar ao patamar que alcançou. Agora é aguardar as próximas medições para confirmarmos essa retração”.
A segunda maior enchente registrada na história de Rio Branco atingiu seu ápice no dia anterior, 6 de março, com 17,89 metros, aproximadamente 51 centímetros abaixo do recorde anterior, registrado em 2015, quando o Rio Acre alcançou 18,40 metros.
Os impactos da enchente afetaram mais de 70 mil pessoas, com mais de 4 mil desabrigadas em escolas e no Parque de Exposições.
Via ac24horas.