ACRE

Segunda remessa de ajuda humanitária do governo chega a Porto Walter para enfrentar cheia dos rios

Na manhã desta segunda-feira, dia 4 de março de 2024, o governo do Acre enviou a segunda remessa de ajuda humanitária para Porto Walter, como parte da campanha “Juntos Pelo Acre”. A ação tem como objetivo fornecer suporte aos municípios afetados pela cheia dos rios. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) está mobilizada com uma equipe na cidade.

A remessa inclui mais de mil toneladas de alimentos doados pela Associação de Promotores do Estado do Acre (Ampac), 500 litros de água potável, sacos de roupas, sapatos, mil unidades de fraldas e materiais de limpeza.

Julie Messias, secretária do Meio Ambiente, destacou que todas as secretarias de Estado estão unidas nesse esforço para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade.

O prefeito César Andrade ressaltou a importância do apoio do Estado tanto durante a cheia quanto no período pós-enchente. Ele expressou gratidão pela presença da secretária Julie, que tem acompanhado de perto a situação e trazido o apoio do governador, contribuindo para minimizar os impactos na população.

Porto Walter enfrenta uma situação crítica, com mais de 1,4 mil famílias atingidas pela cheia, considerada histórica. A zona rural foi especialmente afetada, com 90% das comunidades atingidas pelas águas.

Além da ajuda humanitária, a ação em Porto Walter conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que está monitorando os impactos na saúde da população e fornecendo o atendimento necessário.