Início / Versão completa
MUNDO

Suprema Corte dos EUA abre o caminho para a candidatura de Donald Trump

Por Redação 04/03/2024 13:19
Publicidade

O ex-presidente norte-americano Donald Trump, do Partido Republicano, poderá disputar a eleição presidencial em todos os estados em novembro, de acordo com a decisão da Suprema Corte dos EUA,

Publicidade

Por 4 a 3, a decisão está baseada em uma nova interpretação da seção 3 da 14ª emenda, que proíbe os rebeldes de ocuparem cargos.

“Concluímos que os Estados podem desqualificar pessoas que ocupam ou tentam ocupar cargos públicos. Mas os Estados não têm poder, ao abrigo da Constituição, para fazer cumprir a Secção 3 no que diz respeito aos gabinetes federais, especialmente a Presidência”, escreveu o tribunal num parecer não assinado.

As primárias presidenciais do Colorado acontecem na próxima terça-feira (5) e Trump foi autorizado a comparecer às urnas enquanto o caso estava pendente.

Publicidade

A decisão da Suprema Corte abre um precedente para que tribunais estaduais revertam a exclusão de Trump. Maine e Illinois também chegaram a vetar a participação do ex-presidente na disputa presidencial.

 

Via Jornal GGN

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.