Cidades

VÍDEO: Jacaré de grande porte é capturado em Manoel Urbano

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de homens em Manoel Urbano, no interior do Acre, capturando um jacaré de grande porte neste domingo, 24. O incidente ocorreu próximo ao porto da cidade, durante uma pescaria. Os homens se depararam com um jacaré de proporções gigantescas e, seguindo uma tradição ancestral, decidiram abatê-lo para obter alimento.

O incidente chamou a atenção da população local e levanta questões sobre a legalidade do ato. De acordo com o decreto federal número 6.514, é proibido matar, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécimes de fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

A multa para essas infrações é de R$ 500 por indivíduo de espécie não constante de listas oficiais de ameaça de extinção, e de R$ 5 mil por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da Convenção de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES).

No entanto, o artigo 37 da lei de crimes ambientais número 9.605 estabelece que não é crime o abate de animais quando realizado em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família. Ainda assim, é importante ressaltar a necessidade de respeitar as leis de proteção à fauna e a importância da conservação da biodiversidade.

Vídeo: