Durante uma entrevista recente ao programa “Bom dia, Ministro”, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, garantiu que o novo edital para o concurso dos Correios será lançado “com certeza” ainda em 2024. Ele destacou que esse concurso é uma das principais metas do governo federal.
O ministro ressaltou a importância do novo edital para a autarquia dos Correios, considerando que atualmente há um déficit de mais de 7 mil servidores. Juscelino também mencionou que um dos primeiros atos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi retirar os Correios do plano de privatização, o que impulsionou a iniciativa de realizar um novo concurso geral, algo que não ocorre desde 2011.
Na entrevista, Juscelino Filho declarou o seguinte:
“Ano passado, um dos primeiros atos do presidente da república, logo no começo do ano, foi tirar os Correios do plano de privatização. E dali ele deu um comando pra gente, pra mim e para o presidente Fabiano (Presidente dos Correios), para que a gente coloque os Correios na linha de fortalecimento de empresa pública”.
Além disso, foram divulgados os salários iniciais previstos para o concurso dos Correios de acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024:
E ao longo da carreira, os salários podem chegar a R$ 11.934,73 para nível médio e R$ 26.013,50 para nível superior.
Os funcionários dos Correios também têm direito a diversos benefícios, como adicional por atividade, auxílio alimentação, auxílio creche, auxílio transporte, promoções por mérito e antiguidade, entre outros.
Atualmente, a comissão para o concurso dos Correios já está formada, e espera-se a definição de cargos, vagas e demais detalhes para a publicação do edital.