Cinco títulos de Mr. Olympia, uma marca de suplementos e 23 milhões de seguidores nas redes sociais estão por trás de um apelido simples, de só quatro letras: CBum. O fisiculturista canadense Christopher Adam Bumstead é o maior destaque de sua modalidade nos dias atuais, se tornando conhecido mais pelo apelido do que pelo próprio nome. Conheça qual é a origem de CBum.
O que significa CBum?
O apelido CBum tem origem no nome do fisiculturista: Christopher Adam Bumstead. Juntando o C do primeiro nome com as três primeiras letras do sobrenome, chega-se a CBum.
Segundo o atleta, amigos próximos sempre o chamaram carinhosamente de CBum, mas só com a profissionalização no fisiculturismo e a criação dos perfis em redes sociais para divulgação de seus treinos é que o canadense resolveu adotar o apelido.
Origem de CBum
CBum nasceu e cresceu em Ottawa, a capital do Canadá. Sempre ligado ao esporte, jogou beisebol, basquete, hóquei no gelo e futebol canadense (uma variação do futebol americano) pelo time da escola.
Aos 14 anos, CBum começou na musculação para melhorar a performance em outros esportes. Contudo, o adolescente teve uma evolução meteórica, passando a se dedicar mais à academia do que aos esportes tradicionais.
Em 2014, quando CBum tinha 19 anos, o treinador Iain Valliere, que namorava a irmã do canadense, começou a treiná-lo, acreditando no enorme potencial no cunhado.
Foi quando CBum se inscreveu em uma competição amadora local e já saiu campeão. Era o início de uma parceria gloriosa com Iain, que competia na Open e treinava o cunhado para as disputas da Classic Physique. Eles trabalharam juntos pelos oito anos seguintes.
Aos 21 anos, CBum venceu o Campeonato Norte-Americano da IFBB de 2016, conquistando o pro card. Estreou como profissional já naquele ano, com uma 3ª colocação no Dayana Cadeau Classic, disputado em Miami Beach, na Flórida, nos Estados Unidos.
Em 2017, Chris venceu o Pittsburgh Pro e o Toronto Pro, garantindo a também a vaga para o seu primeiro Olympia. Em novembro do mesmo ano, o canadense subiu ao palco mais cobiçado do fisiculturismo e ficou atrás apenas de Breon Ansley, resultado que se repetiria em 2018.
Com uma trajetória gloriosa, o canadense se tornou uma lenda do fisiculturismo ao conquistar o pentacampeonato do Olympia entre 2019 e 2023, levando o apelido CBum ao panteão dos maiores nomes do esporte.
POR GE