POLICIAL

Polícia realiza operação para investigar rebelião em presídio no Acre; 4 servidores são afastados

A Polícia Civil do Estado do Acre conduziu na manhã desta sexta-feira (5) a Operação Portas Abertas, que cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em uma investigação relacionada à rebelião ocorrida no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, em julho de 2023.

Como resultado da operação, quatro servidores do Instituto de Administração Penitenciária foram afastados e estão sob investigação. Eles permanecerão afastados de seus cargos por um período de quatro meses.

Uma coletiva de imprensa está agendada para ocorrer ainda nesta manhã, no auditório da Polícia Civil, onde serão divulgadas mais informações sobre os desdobramentos da operação.

A rebelião, que durou aproximadamente 24 horas, resultou em cinco mortes. Entre os envolvidos estavam os dois acreanos fugitivos do Presídio de Mossoró, recapturados na última quinta-feira (4).

Deibson Nascimento e Rogério Mendonça foram transferidos para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, em setembro do ano passado, após serem identificados como duas das lideranças envolvidas na rebelião no presídio acreano.