ACRE

Prorrogação da Atuação da Força Nacional na Amazônia Legal no Acre

Os agentes atuarão no combate aos crimes ambientais/ Foto: Mário Vilela/Funai

O Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, decidiu estender a presença da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no Acre e em outros estados da Amazônia Legal até 31 de dezembro deste ano.

A medida, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (1), tem uma duração de 275 dias. Durante este período, os agentes da FNSP continuarão a apoiar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em suas atividades. Isso inclui a luta contra incêndios florestais e queimadas.

Além disso, os agentes também continuarão a trabalhar na fiscalização e repressão ao desmatamento ilegal e outros crimes ambientais nos oito estados que compõem a Amazônia Legal. Esses estados são Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

A Força Nacional tem estado ativa no estado do Acre desde agosto de 2023, durante um período de seca severa que afetou o estado. Inicialmente, o decreto do Governo Federal previa uma atuação de 90 dias. No entanto, a presença das forças militares tem sido prorrogada desde então.