ACRE

Redução significativa nos casos graves de dengue no Acre

 

O estado do Acre figura entre as unidades federativas com maior número de casos de dengue no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Com uma taxa de incidência de 758,9 casos por 100 mil habitantes, o Acre ocupa a nona posição no ranking nacional.

Até a última semana contabilizada, o Acre apresentou 6.299 casos prováveis de dengue, conforme dados do Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da Saúde. O Distrito Federal lidera o ranking com uma taxa de 6.337,4 casos por 100 mil habitantes, totalizando 178,5 mil casos prováveis.

Outros estados como Minas Gerais, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina também se destacam com altos coeficientes de incidência da doença.

Desde 5 de janeiro, o Acre está em estado de emergência devido ao aumento expressivo de 106,6% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2023, foram registrados aproximadamente 2,4 mil casos suspeitos.

No entanto, apesar do aumento nas notificações, houve uma redução de 80% nos casos graves de dengue no estado em 2024. Nos primeiros meses do ano, foram notificados apenas três casos graves, em contraste com os 15 casos do mesmo período em 2023. Notavelmente, não foram registradas mortes por dengue nas 12 primeiras semanas de 2024, mantendo a tendência do ano anterior.