Geral

VÍDEO: Tumulto na Câmara de Vereadores de Ipixuna (AM) termina em confusão e registro de boletim de ocorrência

Nesta segunda-feira, 8 de abril, um tumulto de grandes proporções agitou a Câmara de Vereadores do município de Ipixuna, localizado no Amazonas, próximo à fronteira com o Acre, nas proximidades de Cruzeiro do Sul. Vídeos que circulam nas redes sociais capturaram momentos de intensa confusão, onde vereadores e outras pessoas presentes no plenário se envolveram em um verdadeiro quebra-quebra.

Um dos momentos mais destacados nas gravações mostra o vereador Albecy Pereira (MDB) dirigindo-se de maneira agressiva à vereadora Ane Silvério (PSD), que estava registrando a confusão em vídeo. Segundo relatos da vereadora, Pereira a ameaçou e proferiu diversos xingamentos, incluindo ofensas de cunho moral.

O estopim da briga parece ter sido uma discordância em relação à apreciação de três projetos de autoria do Executivo municipal: a criação da Secretaria de Patrimônio, o aumento dos salários dos conselheiros tutelares e a criação do cargo de procurador-adjunto do município, com vencimentos de R$ 11 mil.

O vereador Edsandro Carvalho (PSD) também relatou ter sido alvo de agressões, alegando ter sido atacado pelos vereadores Albecy e Elton Almeida, além de um dos assessores de Almeida. Carvalho argumenta que as agressões foram motivadas unicamente pelo seu voto contrário aos projetos de interesse da base da prefeita Maria Oliveira.

A vereadora Ane Silvério registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia local contra o colega Albecy, acusando-o de ameaça e ofensas morais.