ACRE

Defensoria Itinerante leva cidadania e amor a Plácido de Castro

Carreta da Defensoria Pública em Plácido de Castro. Foto: Felícia Lanay/DCOM DPE

No último sábado, dia 25, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), em parceria com a prefeitura de Plácido de Castro e diversos órgãos e entidades, realizou a 32ª edição ampliada do programa “Defensoria Itinerante, cidadania mais perto de você”, na região central do município. O evento, que teve lugar na Avenida Diamantino Augusto e na Escola Franklin Roosevelt, foi marcado por uma série de serviços e celebrações que aproximaram a comunidade local de importantes recursos e oportunidades.

Uma das histórias mais comoventes desse evento foi a oficialização da união de Adilson Marreira da Costa e Maria Perpeto da Silva de Santiago, que após 42 anos de convivência, decidiram dar o passo do casamento. O casal, que enfrentou desafios burocráticos e logísticos, encontrou na ação itinerante da Defensoria Pública a oportunidade tão esperada para concretizar seu amor.

Casal Adilson e Maria que celebraram a união. Foto: Felícia Lanay/DCOM DPE

Adilson compartilhou que a distância geográfica inicial entre eles, vivendo em um Seringal distante, dificultava a tomada de decisão. No entanto, após se mudarem para mais perto e com a ajuda do Projeto Cidadão, resolveram finalmente oficializar a união. Para Maria, a jornada até o altar representa o coroamento de uma vida compartilhada, marcada por alegrias e desafios. Ela expressou sua gratidão pela longa jornada ao lado de Adilson e destacou a bênção de ter quatro filhos frutos desse amor.

Com 42 anos de história e uma jornada repleta de amor e superação, o casal inicia uma nova etapa de suas vidas juntos, fortalecidos pela força do compromisso e do afeto mútuo.

Além do casamento coletivo, o evento ofereceu uma ampla gama de serviços à comunidade, incluindo exposição de produtos de agricultura familiar, assistência jurídica estadual e federal na Carreta da Defensoria Pública, emissão de documentos, atendimento em saúde, atendimento social e psicológico, entre outros.

 

A realização desse evento só foi possível graças à parceria entre diversos órgãos e entidades, incluindo o governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), bem como o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ministério Público do Acre (MPAC), Defensoria Pública da União no Acre (DPU/AC), Receita Federal, Sebrae, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Comando de Fronteira Acre do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS) e o Cartório Bitencourt.