ACRE

Governo do Acre envía recursos e equipes de resgate para apoio humanitário Rio Grande do Sul

 

O governo do Acre está colaborando com os esforços de busca e resgate dos desaparecidos nas tempestades e inundações no estado do Rio Grande do Sul. Por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), o governo acreano disponibilizou dois binômios certificados pelo Comitê de Busca, Resgate e Salvamento de Cães (Conabresc) para auxiliar nas operações.

Os binômios são compostos por bombeiros militares cinotécnicos condutores e seus cães de resgate, treinados para localizar pessoas desaparecidas em diferentes cenários. O CBMAC enviou também um destacamento físico com materiais, viaturas e pessoal especializado em busca e salvamento em áreas afetadas por deslizamentos e inundações.

Os dois binômios disponibilizados possuem cães certificados pelo Conabresc na modalidade de odor específico. Um dos binômios é liderado pelo segundo-tenente Eduardo Santos, com seu cão rastreador-brasileiro, Hunter, enquanto o outro é liderado pelo terceiro-sargento Kennedy Pereira, com sua cadela pastor-belga malinois, Zoe.

Além dos recursos imediatos enviados, o CBMAC informou que possui outros três cães em processo de formação para busca urbana e rural, especializados na detecção de resíduos biológicos humanos. Adicionalmente, em abril de 2024, foi inaugurado o Canil de Trânsito, um investimento que totalizou R$ 5,1 milhões.

A colaboração do governo do Acre ocorre em meio a uma situação desafiadora no Rio Grande do Sul, onde mais de 870 mil pessoas foram afetadas pelas tempestades e inundações.