SENA MADUREIRA

Greve no IFAC Campus Sena Madureira: diretor de ensino explica a situação e deixa recado para pais e alunos

O IFAC (Instituto Federal do Acre) Campus Sena Madureira, junto com mais de 300 instituições federais e universidades, entrou em greve no dia 5 de abril de 2024. O Diretor de Ensino, Daryl de Oliveira, destacou a importância dessa paralisação e deixou uma mensagem para pais e alunos sobre o retorno das aulas.

Segundo Daryl, a greve é uma medida necessária para garantir a qualidade do ensino público oferecido tanto para ricos quanto para pobres em Sena Madureira. Ele ressaltou que a instituição está engajada na luta por melhores condições salariais e orçamentárias, essenciais para a continuidade de projetos de ensino, extensão, pesquisa e bolsas de auxílio que beneficiam os estudantes.

“Nós sempre priorizamos o ensino de qualidade público que ofertamos tanto para os ricos como para os pobres no município de Sena Madureira, dando oportunidade de estudar em uma das melhores escolas do nosso município e também do nosso estado do Acre. Estamos nessa luta, entendemos e apoiamos as reivindicações que estão sendo feitas. Não só salariais, mas também orçamentárias para continuarmos ofertando projetos de ensino, extensão, pesquisa e também bolsas de auxílio, as quais nossos alunos participam e gostam porque isso também traz participação e conhecimento”, afirmou Daryl.

Ele garantiu que, ao término da greve, será construído um novo calendário acadêmico que manterá a qualidade do ensino. “Quando retornarmos no encerramento da greve, construiremos um calendário que proporcione qualidade. Essa é nossa principal preocupação neste momento. Um novo calendário vai ser feito, onde os alunos vão permanecer tanto no ensino técnico quanto na graduação, com a mesma qualidade que tínhamos quando paramos”, explicou.

Daryl também fez um apelo à compreensão e apoio dos pais e alunos, destacando a importância da empatia. “Gostaria que você se sensibilizasse. Utilizar aquela palavra que nós costumamos usar em sala de aula, empatia, se coloque no nosso lugar, apoie. Estamos buscando melhorias para que seu filho, para que você, aluno do IFAC Sena Madureira, possa ter um ensino melhor, de qualidade, e possamos ofertar a você tudo que é necessário para um aprendizado eficaz. Eu agradeço e conto com você nessa espera. Mas é uma espera que vai valer a pena porque estamos lutando por aquilo que é nosso direito. Muito obrigado. Não se preocupe, o calendário será organizado e vocês não serão prejudicados”, concluiu.

Os servidores federais reivindicam reestruturação de carreira, recomposição salarial e orçamentária, além da revogação de normas aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro. A comunidade acadêmica aguarda com expectativa o desenrolar das negociações para que as atividades possam ser retomadas o mais breve possível, garantindo a continuidade do ensino de qualidade.