A blogueira e influenciadora Edmirk Herculano, conhecida pelo perfil Mamãe Coruja, compartilhou um vídeo nesta quarta-feira (29), relatando uma situação constrangedora vivida durante um exame médico em uma Unidade de Saúde em Rio Branco, Acre.
O relato de Edmirk começou no momento do primeiro atendimento, quando o servidor da unidade, ao se deparar com o nome dela, a confundiu com uma pessoa transgênero, gerando um mal-entendido desconfortável.
“Desde a infância, enfrento esse constrangimento de as pessoas acharem que meu nome é masculino ou pronunciarem de forma errada”, compartilhou a influenciadora.
O atendente, não satisfeito, perguntou a Edmirk qual era o seu nome social, usado por pessoas transgênero, transexuais ou travestis para se identificarem e serem identificadas.
“Eu já estava sendo totalmente observada. Primeiro, não tenho características femininas típicas, como quadris largos, cintura fina, e meus braços são cabeludos. Tenho buço e fiz silicone. Tudo isso levou o atendente a duvidar se eu era realmente quem dizia ser”, brincou Edmirk.
Mesmo após explicar que é mãe de duas crianças, mulher, e passar por experiências como amamentação e cesariana, Edmirk teve dificuldades em convencer o atendente, que mostrou no cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) o sexo identificado dela como masculino.
“Estou com o sexo masculino registrado no SUS e não consigo alterar isso em nenhum lugar. Já tentei mudar em várias instituições sem sucesso, então estou buscando dicas de onde consigo fazer essa alteração”, desabafou a influenciadora.