O número de mortos devido aos temporais e enchentes no Rio Grande do Sul subiu para 113, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado na manhã desta sexta-feira (10). Além disso, há 146 pessoas ainda desaparecidas, enquanto 756 indivíduos foram feridos pelas condições climáticas adversas.
Os estragos dos temporais deixaram um total de 406,7 mil pessoas desabrigadas, das quais 69.617 estão recebendo assistência em abrigos, e outras 337.116 encontraram refúgio em casas de amigos ou familiares. Essa situação afetou significativamente 1,9 milhão de habitantes do estado.
A extensão dos danos é notável, com 435 dos 497 municípios gaúchos enfrentando problemas relacionados aos temporais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a continuação das chuvas intensas, com volumes superiores a 100 milímetros previstos para hoje. As áreas mais impactadas devem ser o Norte e o Leste do estado.
A situação do nível do Guaíba em Porto Alegre apresentou uma leve redução, mas cientistas alertam para a possibilidade de um novo aumento devido às chuvas esperadas para o final de semana. Os rios afluentes do Guaíba também estão sob vigilância, com previsões de aumento de seus níveis.