Na última sexta-feira (03), o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) marcou presença no 6º Encontro de Corregedores que atuam no Estado, realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC). O evento, promovido pelo Fórum Permanente de Corregedorias e Comissões de Ética do Acre, teve como objetivo principal a troca de experiências e a busca por soluções conjuntas para melhorar o atendimento à população.
O corregedor-geral do MPAC e presidente do Fórum, Álvaro Luiz Araújo Pereira, juntamente com o secretário geral da Corregedoria, Whashington Moreira, representaram a instituição no encontro, que também contou com a participação de corregedores de diversos órgãos.
Durante o evento, foram proferidas palestras sobre temas relevantes, como o papel da Corregedoria no Sistema OAB, apresentada pela corregedora-geral da OAB-AC, Caroliny Afonso Cabral, e o Sistema de apuração disciplinar nos Tribunais de Ética do Sistema OAB, abordado pelo presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Andrias Sarkis.
O presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache, também contribuiu com o encerramento do evento, discutindo as perspectivas da visão da advocacia no sistema disciplinar multi-institucional.
O encontro foi marcado ainda por uma homenagem ao desembargador Élcio Mendes, ex-corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e diretor da Escola do Poder Judiciário do Acre, reconhecendo sua contribuição para a iniciativa.
Para o corregedor-geral do MPAC, a participação no Fórum e nos encontros periódicos é essencial para fortalecer o diálogo e a colaboração entre as instituições de controle do Acre. Essa articulação em rede permite discutir problemas e fortalecer a confiança para uma prestação de informações mais eficiente.
Além do MPAC e da OAB/AC, fazem parte do Fórum diversas instituições como a Defensoria Pública do Acre, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Iapen, Corpo de Bombeiros, entre outras, que têm se reunido desde setembro de 2022 para promover a integração e o aprimoramento das atividades de controle no estado.
Fotos por Deyvisson Gomes/Via MPAC.