ACRE

Presidente do Iapen é demitido após acusações de assédio moral

O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Alexandre Nascimento, foi demitido na manhã desta quarta-feira, 29, após ser acusado de assédio moral contra oito policiais penais femininas. A decisão de demiti-lo foi tomada pela equipe de governo, especialmente após Nascimento não comparecer a uma reunião na Assembleia Legislativa do Acre para esclarecer as acusações.

Segundo informações apuradas pelo site ac24horas, a Casa Civil do governo do Acre solicitou que Alexandre entregasse o cargo, o que deve ocorrer nas próximas horas.

A denúncia de assédio moral foi protocolada pela Associação dos Servidores Penitenciários do Acre. O deputado Arlenilson Cunha (PL) trouxe à tona o caso na semana passada, acusando Alexandre de abuso de autoridade e intimidação contra policiais penais da equipe “B” do presídio feminino.

O incidente ocorreu em 14 de maio, quando Alexandre Nascimento entrou na unidade prisional feminina de forma inesperada, acompanhado pela diretora da instituição e mais dois servidores do Iapen. Segundo o relato do deputado Cunha, as policiais penais foram convocadas para uma reunião a portas fechadas e foram recebidas de forma ríspida por Alexandre.

“Durante a reunião feita de portas fechadas, Alexandre se pronunciou contra as presentes afirmando de forma ameaçadora que todos os telefones haviam sido grampeados pela Polícia Civil,” relatou o deputado Cunha.