ACRE

Acre tem previsão de chuvas acima da média para o mês de junho

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para junho indica chuvas acima da média na faixa norte da Região Norte, no leste da Região Nordeste, e em áreas específicas do Maranhão, Piauí e Ceará, devido ao aquecimento do Atlântico Tropical.

Segundo o ClimaTempo, as temperaturas também ficarão acima da média em quase todas as regiões. No entanto, a chuva será menos volumosa em áreas do centro-sul da Região Norte, onde tradicionalmente já chove pouco nesta época do ano.

As chuvas devem diminuir gradualmente ao longo do mês em áreas do centro-norte do Amazonas e Pará, mas podem ficar acima da média em Roraima. No extremo norte do Pará, especialmente em Belém, e no litoral do Amapá, espera-se bastante chuva, influenciada pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que ficará um pouco mais afastada da costa norte. O sul da Região Norte poderá experimentar novas friagens em junho, devido à facilidade do ar frio em escoar pelo interior do continente, graças às altitudes mais baixas.

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como no sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul, as chuvas deverão ficar próximas ou abaixo da média climatológica, refletindo a tendência de redução das chuvas na parte central do Brasil nesta época do ano.

A previsão de chuvas acima da média no norte e leste da Região Nordeste beneficiará a semeadura e o desenvolvimento inicial do milho e feijão terceira safras. No entanto, a previsão de chuvas abaixo da média no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) pode reduzir os níveis de umidade do solo, prejudicando a segunda safra de milho, especialmente no Piauí e Bahia. Áreas do sul das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de partes do Paraná e oeste dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também podem enfrentar restrição hídrica devido à previsão de chuvas abaixo da média.

As temperaturas deverão ser acima da média em todo o país, principalmente na região central, devido à redução das chuvas, com possibilidade de dias de calor excessivo em algumas áreas. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Na Região Centro-Oeste e norte da Região Sudeste, as temperaturas deverão variar entre 20ºC e 24ºC, enquanto na Região Sul, os valores serão menores, inferiores a 20ºC.

Em áreas de maior altitude do sul e sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC, com possibilidade de geadas, especialmente em locais de maior altitude, devido à entrada de massas de ar frio comuns nesta época do ano.