SENA MADUREIRA

Exame de hepatite delta volta a ser realizado em Sena Madureira após quase 10 anos

Alan Areal é médico infectologista/Foto: Reprodução

Os moradores de Sena Madureira diagnosticados com hepatite B agora podem realizar o exame para hepatite delta, uma forma mais agressiva da doença, sem precisar viajar. A hepatite delta só se manifesta em pessoas que já contraíram a hepatite B. Desde 2015, a coleta desse exame não era realizada na cidade, obrigando os pacientes a se deslocarem para Rio Branco, incorrendo em despesas de passagens e alimentação.

Recentemente, essa situação mudou. A coleta voltou a ser feita em Sena Madureira, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado na unidade de saúde Maria das Dores, no bairro do Bosque. “É com muita satisfação que apresentamos esta notícia. A coleta está sendo feita no SAE e enviada para o laboratório Charles Merieux, na Fundação Hospitalar, em Rio Branco. Trata-se de um passo importante, pois há quase 10 anos não tínhamos esse serviço em nossa cidade,” destacou o médico infectologista Alan Areal.

Apesar de ser considerada a forma mais agressiva das hepatites virais, a hepatite delta tem tratamento, tornando o diagnóstico precoce fundamental. Semanalmente, o Dr. Alan Areal realiza atendimentos em Sena Madureira para pacientes com hepatites. Segundo ele, a maioria dos casos são de hepatite B.

A retomada deste serviço é um grande avanço para a saúde local, facilitando o acesso dos pacientes ao diagnóstico e tratamento adequados.