A Vigilância Sanitária de Cruzeiro do Sul, no Acre, emitiu um alerta à população nesta terça-feira (25), sobre um homem que estaria se passando por fiscal sanitário para extorquir comerciantes. A denúncia foi recebida durante uma fiscalização de rotina.
Segundo Nazaré Dantas, coordenadora da Vigilância Sanitária, cerca de quatro a cinco comerciantes relataram ter sido abordados pelo impostor. “Recebemos a denúncia no ato da fiscalização. Os fiscais foram informados pelos próprios comerciantes que alguém estava se passando por agente da Vigilância Sanitária, exigindo dinheiro em troca da liberação de alvarás,” explicou Nazaré ao portal Jurua24horas.
Ela ressaltou que os verdadeiros fiscais da Vigilância Sanitária são sempre identificados por crachás, coletes e veículos oficiais. “Se alguém se apresentar sem essas identificações, pedimos que os comerciantes procurem imediatamente a Vigilância Sanitária ou a Secretaria Municipal de Saúde para confirmação,” orientou Nazaré.
Os relatos indicam que o impostor exigia dinheiro para liberar alvarás falsos, tentando extorquir os comerciantes. A Vigilância Sanitária pede atenção redobrada e que quaisquer suspeitas sejam comunicadas às autoridades competentes para evitar mais incidentes desse tipo.