Até o mês de junho, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi emitida 153 mil vezes no Acre, tornando o estado o primeiro do país a iniciar a emissão do documento, em 1º de agosto de 2022, conforme o Instituto de Identificação da Polícia Civil Raimundo Hermínio de Melo.
O Diretor do Instituto, Júnior César da Silva, destacou que o Acre é o segundo estado da região com maior cobertura da CIN. Ele informou que grande parte das identidades emitidas foram para pessoas que nunca haviam possuído um RG, totalizando 61 mil beneficiados com a gratuidade. Os outros aproximadamente 90 mil foram para renovações ou novas emissões.
Silva explicou que a demanda foi significativa devido ao prazo estipulado para a renovação de todos os documentos até 2032. O Instituto desenvolveu um cronograma específico para atender a população, beneficiando, desde janeiro de 2024, todos que possuíam RG emitido de 1920 a 2011 com isenção para a nova identidade.
Além disso, ele mencionou outras categorias que também têm direito à isenção, como carteiras com defeitos de impressão, projetos comunitários específicos e documentos emitidos com erros de grafia.
A emissão da CIN em Rio Branco ocorre no posto de atendimento da Organização em Centros de Atendimento (OCA). O valor para a segunda via em papel é de R$ 106,60, enquanto a versão em policarbonato, cobrada a partir da primeira via, tem o custo de R$ 195,00.