ACRE

Novo pico de Covid-19 no Acre em junho; Cruzeiro do Sul é o mais afetado

O estado do Acre enfrenta um novo pico de casos de Covid-19, com o mês de junho registrando o segundo maior número de casos em 2024, totalizando 115 confirmações. O mês com mais casos foi janeiro, com 225 registros. No total, 2024 já contabiliza 447 casos de Covid-19 até a terça-feira, 25 de junho, conforme dados do Observatório em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

Em junho, o número de casos já superou o total dos quatro meses anteriores combinados, que somaram 107 casos. Cruzeiro do Sul, no interior do estado, lidera o aumento, com 109 casos registrados. Outros municípios afetados incluem Rodrigues Alves (2 casos), Feijó (1), Porto Walter (1), Sena Madureira (1) e Tarauacá (1).

Apesar do aumento nos casos, o Acre não registrou nenhuma morte nas últimas cinco semanas, com o último óbito ocorrendo na semana 19 (5 a 11 de maio). Em 2024, o estado teve 13 falecimentos por Covid-19, somando 2080 desde o início da pandemia, o menor número absoluto da região Norte.

O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também está em alta. Em 2024, foram registrados 1.783 casos de síndromes gripais, com 223 ocorrências em junho. Segundo o boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Acre faz parte dos 11 estados brasileiros com tendência de aumento de SRAG.

Nova vacina SpikeVax

Para combater o aumento de casos, o estado do Acre recebeu a nova vacina contra a Covid-19, Spikevax, da farmacêutica Moderna. Esta vacina oferece proteção contra a cepa XBB, atualmente a mais circulante, conforme o Ministério da Saúde. Nos municípios acreanos, a Spikevax será administrada como reforço para grupos prioritários, incluindo crianças de seis meses a cinco anos incompletos, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades e gestantes. A cidade de Xapuri, por exemplo, está aplicando tanto a Coronavac quanto a Spikevax.