MUNDO

‘Podemos encontrar alienígenas se procurarmos uma pista diferente’, anunciam cientistas

An artist’s conception of an alien. NASA is planning to search for advanced civilizations by finding technosignatures: signs of technology coming from elsewhere in the galaxy. ISTOCK

Alienígenas podem ser rastreados se procurarmos uma nova pista, anunciaram cientistas. Se gases de efeito estufa forem encontrados em exoplanetas, isso pode ser uma indicação de vida alienígena, revelou um estudo.

A pesquisa foi publicada na última edição do “The Astrophysical Journal” e citou cinco gases que são detectáveis ​​na atmosfera da Terra em pequenas quantidades.

É altamente improvável que, se estes gases fossem encontrados no espaço, eles viessem de uma fonte natural – e especialistas especularam que a sua presença poderia sugerir que formas de vida extraterrestres poderiam usá-los para transformar as suas atmosferas.

“Para nós, estes gases são maus porque não queremos aumentar o aquecimento. Mas seriam bons para uma civilização que talvez quisesse prevenir uma era glacial iminente ou terraformar um planeta de outra forma inabitável no seu sistema, como os humanos propuseram para Marte”, explicou Edward Schwieterman, astrobiólogo da Universidade da Califórnia em Riverside, EUA.

Os gases em questão são pequenas moléculas contendo flúor, como o hexafluoreto de enxofre, que transporta calor poderoso e tem vida extremamente longa nas atmosferas, relata o Cosmos.

Schwieterman acrescentou: “Eles não precisariam ser reabastecidos com muita frequência para manter um clima hospitaleiro”.

Os gases de efeito estufa poderiam ser facilmente captados por telescópios modernos graças às suas assinaturas infravermelhas.

Como parte do estudo, os investigadores simularam um planeta no sistema TRAPPIST-1 próximo para ver quais gases poderiam ser identificáveis.

“Com uma atmosfera como a da Terra, apenas uma em cada milhão de moléculas poderia ser um destes gases, e seria potencialmente detectável. Essa concentração de gás também seria suficiente para modificar o clima”, disse Schwieterman.

Não seria necessário nenhum esforço extra para que os estudos atuais sobre atmosferas de exoplanetas procurassem esses gases:

“Você não precisaria de nada se o seu telescópio já estivesse caracterizando o planeta por outras razões. E seria incrível encontrá-los”.

Por Extra