O homem acusado de matar o irmão durante um desentendimento com um golpe de foice mortal, crime ocorrido na zona rural de Brasiléia, interior do Acre, na quarta-feira (12), foi identificado e preso pela Polícia Civil. Ele foi preso nesta quinta-feira (13) ainda dentro do prazo de flagrante.
Trata-se de Mariano Silva Gadelha, de 27 anos. Ele é acusado de matar o irmão Rosinildo da Silva Amaral, dois anos mais novo, com um golpe de foice, à traição. De tão forte, o golpe quase secionou a cabeça da vítima do corpo. O ocorreu na propriedade da família, localizada no Ramal da Pinda, acessível pela BR-317, no km 59, com mais 30 de acesso por dentro da mata, numa região quase isolada e de poucos vizinhos.
De acordo com a Polícia Civil, a tragédia em família aconteceu durante uma discussão entre os irmãos, no trabalho num roçado da família. Preso, Mariano confessou o crime e revelou que a briga teve origem na disputa pela divisão de terras em partes iguais pelo pai dos envolvidos. O que começou com uma discussão acalorada, foi elevada para uma luta corporal, na qual o irmão mais velho parece ter levado a pior.
Por isso, quando Rosinildo virou de costas, Mariano o atacou com uma foice, atingindo seu pescoço, quase decapitando-o. Rosinildo morreu instantaneamente.
Em seguida, Mariano abandonou a colônia e fugiu para a cidade. Em Brasiléia, ele foi encontrado no Bairro Eldorado, na rua Maria Ester de Oliveira, enquanto aguardava um mototáxi com a intenção de de deixar o município.
O delegado Erick Maciel ouviu o depoimento do acusado e o manteve preso pelo crime de homicídio qualificado. Mariano deve à presença de um jiz para audiência de custódia nesta sexta-feira (14).
Por Tião Maia, ContilNet