Cotidiano

Acre registra queda de 23,5% nos roubos a pedestres, mas ainda enfrenta seis crimes diários

Os roubos a pedestres no Acre diminuíram 23,5% nos últimos 12 meses. No entanto, com 2.230 casos registrados em 2023, o estado ainda enfrenta uma média de seis crimes por dia, de acordo com o Anuário da Segurança Pública 2024. A redução no Acre é superada apenas pelos estados de Tocantins (-42,8%), Goiás (-32,3%) e Amapá (-25,1%).

Segundo a Revista Universo, com base no artigo 157 do Código Penal Brasileiro, o roubo a transeunte é caracterizado por assaltos a indivíduos em vias públicas, com a subtração violenta de seus pertences. Apesar da diminuição, a segurança pública no Acre ainda trata o tema de forma limitada, e informações detalhadas sobre esse tipo de crime são escassas.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que se baseia em dados fornecidos pelas secretarias de segurança pública estaduais, polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais, é uma ferramenta essencial para a transparência e a prestação de contas na área. Além de melhorar a qualidade dos dados, o anuário promove o conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e fomenta o debate de novos temas na agenda da segurança pública, oferecendo um retrato abrangente da situação no Brasil.

Para receber notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp, siga o ac24horas no Google News e entre no grupo.