ESPORTE

Brasil retorna ao Basquete Olímpico em Paris com desfile de estrelas

Treino da seleção brasileira em Paris.

Neste sábado (27), começa um dos torneios mais aguardados dos Jogos Olímpicos de Paris: o basquete masculino. Quatro jogos estão programados para hoje, começando com o confronto entre Austrália e Espanha às 6h (horário de Brasília). O Brasil estreia às 12h15 contra a seleção anfitriã, a França. A primeira fase, com 12 equipes divididas em três grupos de quatro seleções, será disputada em Lille, enquanto os jogos eliminatórios ocorrerão em Paris.

O torneio de 2024 promete grandes emoções, especialmente para os fãs brasileiros. Três atletas que foram porta-bandeira de seus países na cerimônia de abertura estarão presentes: LeBron James (Estados Unidos), Giannis Antetokounmpo (Grécia) e Dennis Schröder (Alemanha). Além disso, 12 dos últimos 15 prêmios de MVP da NBA serão representados em Lille, incluindo LeBron, Antetokounmpo, Nikola Jokic (Sérvia), Stephen Curry, Kevin Durant e Joel Embiid.

As seleções da Alemanha e Espanha, últimas campeãs mundiais, estarão presentes, assim como o Canadá, medalhista de bronze no último Mundial, e a Austrália, bronze em Tóquio.

O técnico Petrovic conversa com o jogador Gui Santos (esquerda) e Didi durante treino da seleção brasileira em Paris Wander Roberto/COB/Direitos Reservados

O destaque, no entanto, é a seleção dos Estados Unidos, que retorna com seus principais jogadores após campanhas desafiadoras nas últimas Olimpíadas. LeBron James, aos 39 anos, volta após 12 anos, enquanto Stephen Curry, aos 36, faz sua estreia olímpica. Kevin Durant busca seu quarto ouro consecutivo, acompanhado por estrelas como Anthony Edwards, Jayson Tatum e Devin Booker.

Após ficar fora de Tóquio e disputar os Jogos do Rio como país-sede, a seleção brasileira garantiu sua vaga olímpica novamente após doze anos. O ala-armador Vitor Benite, junto com Marcelinho Huertas e Raulzinho, traz experiência olímpica para o time. Benite destaca a importância da participação do Brasil nas Olimpíadas, enfatizando que estar entre as 12 seleções já é um grande feito para o país.

Com energia renovada, nove jogadores brasileiros estreiam em Olimpíadas. O Brasil está no grupo B e enfrenta a França na estreia, seguida pela Alemanha e Japão. Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final, juntamente com os dois melhores terceiros colocados.

O técnico Aleksandar Petrovic, que retornou à seleção em abril, mostra otimismo. Ele destaca a forte defesa do time e acredita que o Brasil tem chances de chegar às quartas de final. Bruno Caboclo, eleito o melhor jogador do Pré-Olímpico, destaca-se como um pivô flexível, trazendo uma nova dinâmica ao time.

Petrovic tem rodado o elenco, dando chances a todos os jogadores, o que fortalece o espírito de equipe. Gui Santos, um dos jovens talentos, reforça a importância da colaboração e da união do time, ressaltando que o objetivo principal é sempre manter o Brasil à frente no placar.

Com informações da Agência Brasil.