ACRE

Comitê Cia Visse & Versa promove ‘Caravana Cultura como Direito’ em Sena Madureira nesta quinta-feira

Promovendo o fortalecimento da cultura e da cidadania, a Caravana Cultura como Direito será realizada em Sena Madureira, nesta quinta-feira, 25. A atividade, que engloba artistas e fazedores de cultura, se inicia às 18 horas, no auditório da Escola Messias Rodrigues.

Realizada pelo Comitê de Cultura Cia Visse e Versa do Acre, em parceria com a organização social Associação das Artesãs e Artesãos Indígenas do Vale do Juruá, a Caravana Cultura como Direito compõe as ações do Programa Nacional dos Comitês de Culturas (PNCC), uma ação do Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa visa ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

A programação inclui diálogos culturais, rodas de conversa para troca de saberes, escuta ativa e intervenções artísticas. Essas atividades têm como objetivo fomentar a integração e a valorização das diversas manifestações culturais locais, criando espaços para a expressão artística e a construção coletiva de conhecimentos.

“Estamos indo com a mesma proposta que fomos para outros municípios, de acolhimento, sensibilização, troca de saberes e roda de conversa. Com certeza, a gente vai se surpreender muito ainda com o que vamos encontrar pela frente. Vamos conhecer as pessoas que estão atuando no movimento cultural desses municípios, para realizar um mapeamento dos indicativos, indicadores das necessidades, das ansiedades, nesse grande encontro, dessa grande roda de conversa, dessa troca de saberes, dos diálogos culturais que nos fortalecem”, explica a coordenadora do Comite de Cultura do Acre, Cláudia Toledo.

Para o coordenador de ações do Comitê, Lenine Alencar, esse momento coroa a democratização das políticas culturais, que podem se concretizar através do programa.

“A Caravana Cultura como Direito no Vale do Juruá desempenha um papel crucial na promoção do acesso à cultura, valorização das tradições locais, educação, desenvolvimento social e econômico, fortalecimento de redes e parcerias, e na defesa dos direitos culturais, contribuindo assim para o enriquecimento cultural e social da região”, salientou.

Em Sena Madureira, a Caravana Cultura como Direito conta com o apoio do governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e da gestão municipal, através dos seus organismos de Cultura. Durante a atividade, o público vai desfrutar da apresentação dos artistas: Bomb Street Art, Grupo Sena Capoeira e intervenção musical autoral com Joel Junior.