Os Correios divulgaram nesta terça-feira (23) o edital de um novo concurso público que visa preencher 33 vagas em cargos da área de medicina e segurança do trabalho, com salários iniciais de até R$ 6,8 mil. O processo seletivo está sendo organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) e pelos Correios.
Além dos salários, os Correios oferecem um plano de cargos e diversos benefícios, incluindo a possibilidade de adesão a plano de previdência complementar e plano de saúde. O concurso também formará cadastro reserva e destinará 10% das vagas para pessoas com deficiência (PCD) e 20% para pessoas que se declararem negras (pretas ou pardas).
Fases do Concurso:
Cronograma do Concurso:
Os interessados devem se inscrever no site do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) e pagar uma taxa de inscrição de R$ 70. Candidatos doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa.
Durante a inscrição, os candidatos poderão escolher a localidade onde desejam trabalhar. As provas serão realizadas na cidade da vaga escolhida. A expectativa é que as primeiras contratações ocorram ainda este ano, com validade do concurso de um ano, prorrogável por mais um ano.
Concursos em Andamento: Os Correios também estão preparando um concurso para o nível operacional de carteiro, com 3,2 mil vagas, e dois editais serão lançados: um para nível médio (agente de Correios) e outro para nível superior (analista de Correios). O cronograma para este concurso inclui a contratação da banca organizadora em agosto, publicação do edital em setembro e início das contratações em dezembro.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou que o concurso é um compromisso da atual gestão para solucionar a demanda acumulada e evitar a sobrecarga de trabalho, com uma defasagem estimada de 4 mil a 5 mil cargos.
Além disso, foi anunciado um Programa de Desligamento Voluntário (PDV) para funcionários com pelo menos 25 anos de serviço, visando a renovação do quadro de pessoal.