O programa de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), chamado Desenrola Fies, atingiu a marca de 343,1 mil solicitações de adesão até a última segunda-feira (29). Essas renegociações representam um retorno de R$ 655 milhões para os cofres públicos.
Em maio, o Comitê Gestor do Fies (GT-Fies) anunciou o adiamento do prazo para adesão ao Desenrola Fies. Conforme a Resolução nº 59, de 23 de maio de 2024, publicada no Diário Oficial da União, os estudantes de ensino superior têm até 31 de agosto deste ano para aderir ao programa.
O Desenrola Fies foi criado para ajudar na renegociação de contratos de financiamento fechados até o final de 2017, com parcelas atrasadas anteriores a 30 de junho de 2023. Os descontos e condições de renegociação variam de acordo com o perfil do estudante, conforme informações da Serasa.
Os interessados podem buscar atendimento no Ministério da Educação (MEC), no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil.