Uma câmera de segurança registrou o momento em que uma explosão ocorreu em uma lanchonete do Mercado do Bosque, em Rio Branco, na madrugada do último domingo (21). A atendente Darllyane França, de 33 anos, foi atingida, sofreu queimaduras de 1º e 2º grau e está entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do pronto-socorro da capital. Darllyane trabalha no Café da Toinha, que recebe diversos clientes durante a madrugada, e estava de costas no momento da explosão. Outra funcionária também sofreu queimaduras nas pernas e braços e foi levada ao hospital.
O marido de Darllyane, Ricardo Freitas, afirmou à Rede Amazônica Acre que há a possibilidade de sua esposa precisar ser transferida para fora do estado caso não haja melhora em seu quadro. Ela teve queimaduras nas costas, braços, orelhas, pernas e cabelo. Freitas explicou que uma colega de Darllyane estava manuseando álcool próximo ao fogo quando a explosão ocorreu.
Eduardo de França, que também trabalha no estabelecimento e estava presente no momento da explosão, afirmou que não é verdade que Darllyane estava manuseando álcool perto do fogão. Segundo ele, houve um curto-circuito que gerou faíscas, atingindo um recipiente com álcool. “O álcool das nossas panelas estava até apagado. Ela não estava mexendo com álcool. O incêndio se propagou por causa da explosão e das faíscas sobre o fogão e o galão de álcool. Se propagou por causa da explosão, caiu a faísca e começou a pegar fogo em plástico, papel, essas coisas que estavam por perto. Logo depois do ocorrido, minutos depois já chegaram com o extintor para apagar os focos”, explicou.
O administrador do Mercado do Bosque, Edmilson Souza, confirmou que os extintores foram utilizados e que está sendo feito um reparo nos equipamentos para garantir seu funcionamento adequado. “Foi utilizado dois dos extintores. Lamentamos o estado da jovem que se encontra nessa situação, mas aos nossos frequentadores e permissionários, temos esse devido cuidado para com a comunidade”, disse.
Darllyane foi levada ao hospital por um amigo que tem um estabelecimento próximo. “Ela está toda enfaixada, está no trauma, fizeram uma lavagem. Ficou bem feio, as costas dela estão bem machucadas, as orelhas cheias de bolhas e acho que queimou mais de 50% do cabelo dela, que é bem grande, chegava na cintura”, lamentou o marido.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para evitar que as chamas se alastrassem. Funcionários e clientes do estabelecimento tentaram apagar o fogo com extintores. A equipe dos bombeiros fez uma vistoria no local e, após análise e orientações ao proprietário, a energia foi religada. Não há informações de que clientes tenham se ferido.
A dona do estabelecimento, Antônia Maria, conhecida como Toinha, lamentou o ocorrido e destacou o carinho que todos têm por Darllyane. “Ela é uma menina maravilhosa, e a gente se sente tanto. O pior de tudo é que eu não sei como começou isso, porque as pessoas falam muita coisa e a gente não sabe diretamente a verdade do que aconteceu. É muito doído… só sei dizer, eu lamento muito, jamais eu esperava que acontecesse um negócio desses”, disse emocionada.