Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, vivencia uma situação bastante cautelosa que pode definir os rumos de sua carreira política e do futuro do país. Após testar positivo para Covid-19, há quem acredite que ele possa desistir da candidatura à reeleição pelo Partido Democrata.
Nos bastidores da política, os principais líderes de seu partido, seus amigos e doadores acreditam que ele não pode vencer, além de que também não pode garantir maiorias no Congresso, podendo, então, ceder a vice, Kamala Harris, na disputa pela Casa Branca contra o ex-presidente Donald Trump, do Republicanos.
O cenário mais provável é que Joe Biden desista e anuncie, então, a advogada. Todavia, a decisão dos delegados pode definir os próximos passos do partido. Além disto, seria difícil de um resultado de derrota numa possível candidatura dela, com o apoio dos Obamas e os Clintons.
Recentemente, inclusive, Biden passou de afirmar que Kamala Harris não poderia vencer a eleição para questionar a viabilidade de sua vitória. A fala polêmica em seu discurso indica que ele está escutando as preocupações e conselhos de seu partido, apesar da situação de incerteza pelo futuro.