Geral

Ministério da Saúde confirma duas mortes por febre oropouche e investiga terceiro caso no Brasil

Foto: Divulgação/Sesab

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira a ocorrência de duas mortes por febre oropouche no Brasil e está investigando um terceiro caso. De acordo com a pasta, “não havia relato na literatura científica mundial sobre óbitos pela doença até o momento”.

A febre oropouche é uma infecção causada pelo vírus OROV, transmitido por mosquitos e com sintomas semelhantes aos da dengue. Neste ano, o Brasil já registrou 7.236 casos de febre oropouche, um aumento de 766,6% em relação a 2023.

Os dois óbitos confirmados foram inicialmente divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SES-BA), mas ainda eram considerados suspeitos pela pasta federal. As vítimas eram duas mulheres, de 21 e 24 anos, não gestantes e sem comorbidades. A primeira, residente em Valença, faleceu em 27 de março. A segunda, moradora de Camamu, morreu em Itabuna no dia 10 de maio.

A SES-BA detalhou que as vítimas apresentaram sintomas como febre, cefaleia, dor retroorbital, mialgia, náuseas, vômitos, diarreia e dores em membros inferiores, que evoluíram para sinais mais graves, incluindo manchas vermelhas e roxas pelo corpo, sangramento nasal, gengival e vaginal, sonolência, vômito com hipotensão, e queda abrupta de hemoglobina e plaquetas.

O Ministério da Saúde também investiga um terceiro óbito registrado no Paraná, com transmissão ocorrida em Santa Catarina. A vítima, um homem de 59 anos residente em Apucarana, teve o caso investigado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SES-PR). A Secretaria Estadual da Saúde (Dive) de Santa Catarina, que apoia a investigação, confirmou que o paciente viajou para Santa Catarina, onde a transmissão foi provavelmente ocorrida.

Uma quarta morte suspeita no Maranhão foi descartada pelo Ministério da Saúde. A pasta informou que continua monitorando casos e possíveis óbitos por febre oropouche através da Sala Nacional de Arboviroses, com apoio constante das secretarias estaduais e municipais de saúde.

“O acompanhamento é realizado por meio de visitas técnicas, investigações in loco, busca ativa e pesquisa vetorial para apoiar a resposta local dos estados e municípios”, acrescentou o Ministério da Saúde.

O que é a febre oropouche? A febre oropouche é uma infecção causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense, transmitida principalmente pelo mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, na região amazônica. Em áreas silvestres, outros insetos como Coquillettidia venezuelensis e Aedes serratus também podem transmitir o vírus. Em áreas urbanas, onde a circulação do vírus é menos comum, o mosquito Culex quinquefasciatus também atua como vetor.