Cidades

Moradores planejam fechar BR-364 durante Expoacre Juruá em protesto

A população tem feito mutirões para manter as condições de uso do ramal, porém o MP determinou que a área fosse isolada/Foto: Reprodução

Moradores de Porto Walter e Rodrigues Alves estão planejando fechar a BR-364 durante os dias da Expoacre Juruá, que ocorrerá em Cruzeiro do Sul de 31 de julho a 4 de agosto. A BR-364 é uma importante via que liga a capital do estado, Rio Branco, à segunda maior cidade, Cruzeiro do Sul. O protesto é motivado pelo embargo judicial que determinou o fechamento de uma estrada crucial que torna Porto Walter acessível por terra.

Em junho, moradores do município afetado já haviam protestado contra a decisão que fechou o ramal construído pela prefeitura em conjunto com o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre). A decisão foi tomada pelo Ministério Público (MP), que exige a comprovação da mitigação da degradação ambiental e outras ações compensatórias para equilibrar os impactos causados pelo ramal.

Apesar do fechamento oficial, os moradores têm realizado a manutenção da estrada para manter o tráfego, o que levou o MP a solicitar que o Estado e a Prefeitura adotem medidas para isolá-la adequadamente.