POLICIAL

Operação Servilis: polícia apreende armas e R$ 174 milhões em Rio Branco

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Acre (FICCO/AC) realizou, nesta terça-feira, 16 de julho, a Operação Servilis, visando reprimir uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A operação é fruto da colaboração entre a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal.

A investigação teve início após a prisão de indivíduos em flagrante, em Rio Branco/AC, com 20 kg de cocaína, que seriam enviados para São Luís/MA. A apuração permitiu também a apreensão de outros 42 kg de cocaína em Porto Velho/RO, pertencentes ao mesmo grupo criminoso.

Os entorpecentes eram adquiridos por intermediários em Assis Brasil/AC e enviados ao Maranhão. Quanto à lavagem de dinheiro, a organização criminosa utilizava serviços de pessoas em Assis Brasil/AC, Epitaciolândia/AC e Rio Branco/AC, além de empresas aparentemente legais.

Mais de 80 policiais federais e estaduais participaram da operação nos estados do Acre, Mato Grosso, Maranhão e Paraná. Foram cumpridos 38 mandados judiciais, incluindo 28 de busca e apreensão e 10 de prisão, além do bloqueio de bens no valor de R$ 174 milhões, referente à movimentação financeira ilícita do grupo.

Os responsáveis poderão responder por organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de capitais, com penas que podem superar 30 anos de prisão.

No Acre, ainda não há um balanço completo das apreensões, mas já foram contabilizadas grandes quantidades de dinheiro, armas e munições.