POLICIAL

Polícia apreende 600 toras de madeira ilegal no Rio Purus

Imagem ilustrativa.

No último sábado (13), autoridades apreenderam 600 toras de madeira ilegal no município de Beruri, a 173 quilômetros a sudoeste de Manaus. As toras estavam sendo transportadas pelo Rio Purus para Manaus, tendo sido extraídas de uma reserva local.

A operação foi conduzida pela delegada Rosane Ferreira, do 80º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após denúncias de transporte ilegal de madeira, incluindo espécies como massaranduba e seringueira.

“Após as denúncias, subimos o Rio Purus em fiscalização e, em uma região desabitada, encontramos os troncos atracados na margem esquerda, acondicionados em jangadas puxadas por uma embarcação conduzida por três homens de 38, 44 e 46 anos”, relatou a delegada.

A madeira foi apreendida e rebocada para uma comunidade próxima, e os infratores foram levados à delegacia para os procedimentos legais e lavratura do Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por transporte ilegal de madeira.

As investigações revelaram que a madeira foi extraída de uma reserva do município no início do ano e o transporte para Manaus havia começado no dia 7 deste mês. A madeira apreendida foi doada para organizações sem fins lucrativos, conforme determina a lei. A embarcação e os instrumentos utilizados no crime também foram apreendidos.