ACRE

Posse dos gestores escolares marca novo ciclo na Educação do Acre

O auditório da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) foi cenário de um momento significativo para a Educação do Acre, com a solenidade de posse dos novos gestores escolares para o quadriênio 2024-2027, na manhã desta quarta-feira, 31.

O evento contou com a presença dos gestores empossados, seus familiares, equipes escolares e autoridades, incluindo o secretário de Educação, Aberson Carvalho; o secretário adjunto de Ensino, Sebastião Flores; o secretário adjunto de Administração, Reginaldo Prates; a diretora de Ensino, Gleice Souza, e demais diretores da SEE.

Em seu discurso, o secretário Aberson Carvalho enfatizou o compromisso da SEE com uma educação de qualidade. “A cada quatro anos, a educação pactua com toda a sua comunidade escolar com eleição democrática, onde o aluno e os servidores votam, olhando a perspectiva de um futuro para nossas escolas. Hoje, damos posse a todos os gestores do estado do Acre para garantir que nos próximos quatro anos o compromisso assumido nas eleições possa ser cumprido e que nossa comunidade escolar tenha uma educação de mais qualidade”, destacou.

A função do gestor escolar é fundamental para o desenvolvimento das instituições de ensino, abrangendo responsabilidades que impactam diretamente na qualidade da educação e no ambiente escolar. Entre essas responsabilidades estão a liderança educacional, planejamento estratégico, gestão de recursos, qualidade do ensino e relações interpessoais.

Adriana Lima, gestora da Escola Samuel Barreira, espera que seu segundo mandato seja mais tranquilo agora que adquiriu experiência. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Maria Sandi Guedes, gestora da Escola Sebastião Pedrosa, ao assumir seu segundo mandato, refletiu sobre os desafios enfrentados durante a pandemia da covid-19, que demandaram inovação dos profissionais da educação. “Para o segundo mandato, nossas expectativas são de continuar crescendo academicamente, ampliando, enriquecendo e aprofundando o conhecimento dos nossos jovens”, afirmou.

Josenilson Costa, novo gestor da Escola Lourenço Filho, expressou a emoção de assumir, pela primeira vez, o cargo. “Sempre foi meu sonho ser professor e, agora, estando na gestão de uma escola, vejo que é o fechamento desse ciclo na educação básica, para deixar um legado para meus ex-alunos. Espero poder contar sempre com a parceria da secretaria de Educação”, disse.

Emoção tomou conta do professor Josenilson Costa, novo gestor da Escola Lourenço Filho. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Adriana Lima, gestora da Escola Samuel Barreira, também assumindo seu segundo mandato, destacou a preparação adquirida no período anterior. “Teremos um mandato mais leve por conta da experiência que conseguimos atingir. Nunca é fácil, mas todos nós gestores esperamos que esse mandato seja melhor do que o primeiro. Tivemos formações e teremos ainda mais, como bem disse o nosso secretário. Então, a tendência é que seja tudo mais tranquilo”, comentou.

O secretário também anunciou o concurso público da Educação, com mais de 2 mil vagas, em diversos cargos. A publicação do edital está prevista para o mês de agosto, notícia que foi amplamente comemorada pelos presentes.

Via Secom