O curso visa uniformizar práticas operacionais comuns das instituições que compõem o Sisp, com carga horária de 60h, trazendo formas de abordagem a veículos e pessoas, armamentos, munição e tiro, técnicas de uso de algema, sobrevivência policial e palestras.
O secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, destaca que a capacitação continuada é fundamental para uma segurança fortalecida e preparada para atender às necessidades da população: “Temos um compromisso de oferecer um serviço público de qualidade, e o COI possibilita a integração e o nivelamento das instituições em defesa do estado”.
O coordenador-geral do COI, coronel Vandernilson da Silva, explica que o curso conta com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros: “O curso de nivelamento técnico-operacional aperfeiçoa a implementação de ações integradas, no sentido de obter resultados efetivos na área de segurança e prevenção da criminalidade”.
O aluno e soldado do 6° Batalhão do Corpo de Bombeiros, sargento Vitor Afonso, destaca que o curso será fundamental para a população do município: “Estamos animados. Tenho certeza que será uma experiência incrível, pois vamos trabalhar de forma integrada com as outras forças da região do Purus”.
O COI foi criado em abril de 2020 e este ano já aconteceu nos municípios de Cruzeiro do Sul e Rio Branco.