Nesta sexta-feira, 26, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rio Branco decidiram manter a greve, apesar da determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Acre (Sindsep/AC).
A presidente do STJ, ministra Maria Thereza Moura, determinou que 85% do efetivo de trabalho deve ser mantido durante a greve dos servidores do INSS, conforme a legislação que regula serviços essenciais. A decisão exige que esse percentual mínimo seja observado em todas as unidades do órgão.
Em relação à reunião, o Sindsep/AC informou que a greve continua porque a capital está seguindo a decisão do STJ e não excedeu os 85% de adesão. O sindicato reafirmou que o movimento permanecerá por tempo indeterminado.
Entre as reivindicações da categoria estão: a exigência de nível superior para o cargo de Técnico do Seguro Social, reestruturação de carreira, melhores condições de trabalho, investimento em tecnologia, revisão da tabela remuneratória com base na NT13 (incluindo adicional de qualificação), abertura de mesas setoriais com prazos fixos (para discutir teletrabalho, novas regras para bônus de pontuação), e o cumprimento do acordo firmado na última greve em 2022.