A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), com o apoio do Programa REM Acre – Fase II, promoveu entre os dias 21 e 23 de agosto em Assis Brasil um curso de capacitação em meliponicultura, voltado para produtores rurais e indígenas interessados na criação de abelhas sem ferrão. A iniciativa visou a qualificação dos participantes em boas práticas de produção de mel.
O curso, dividido em módulos teóricos e práticos, abordou aspectos essenciais da meliponicultura, como manejo sustentável, produção e armazenamento de mel, legislação, registro, comercialização, e impacto ambiental. A capacitação proporcionou troca de experiências entre meliponicultores e focou na sustentabilidade e conservação ambiental.
A criação de abelhas sem ferrão não só fortalece a economia local, mas também contribui para a segurança alimentar e nutricional das comunidades, além de atuar como polinizador natural, essencial para a reconstituição de florestas.
O evento contou pela primeira vez com a participação dos indígenas Manchineri da terra Mamoadate e representantes da comunidade Bolpebra da Bolívia. O curso foi elogiado por diversos participantes e destacou a integração entre produtores e povos indígenas.
Depoimentos:
Edna da Costa, médica veterinária da Seagri, expressou sua satisfação com a capacitação e destacou a importância dos alunos como multiplicadores do conhecimento adquirido.
Wilker Nazareno, chefe de escritório local da Seagri em Assis Brasil, ressaltou a importância da integração e do aprendizado sobre a criação de abelhas.
José Ribamar Alves Rodrigues Manchineri, da aldeia Nova Vida, elogiou a oportunidade de aprender sobre a criação de abelhas e prometeu aplicar os conhecimentos em sua comunidade.
Sabá Haji Manchineri, cacique da terra indígena Mamoadate, falou sobre os benefícios do mel e o impacto positivo na agricultura e na saúde das comunidades.
Diógenes Delfín Aguayo Llanos, da comunidade Bolpebra, destacou a parceria entre os participantes e o impacto positivo do curso em termos de geração de recursos e turismo.
Programa REM Acre
O Programa REM Acre é uma cooperação financeira entre os governos do Acre, Alemanha e Reino Unido, focado na conservação das florestas e apoio a produtores rurais, extrativistas e comunidades indígenas.