A cidade de Assis Brasil, localizada na fronteira do Acre com o Peru, receberá R$ 960 mil do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para assistência aos imigrantes abrigados nos dois centros de acolhimento do município. O repasse, anunciado em uma portaria divulgada na última terça-feira (20), faz parte de uma ação emergencial destinada a municípios e estados que acolhem migrantes e refugiados em situações de crise humanitária.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência, o valor ainda não foi depositado, mas o governo federal garantiu que os recursos serão disponibilizados ainda este ano, cobrindo seis meses de atendimento. Atualmente, 66 imigrantes de diferentes nacionalidades, incluindo venezuelanos, colombianos e argentinos, estão abrigados em Assis Brasil. Destes, 48 estão no abrigo para famílias e 18 no abrigo para solteiros.
Além de Assis Brasil, outras 15 cidades brasileiras também serão beneficiadas com repasses, somando um total de mais de R$ 8,7 milhões. As cidades contempladas são:
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, prestará apoio técnico aos municípios e ao estado no planejamento e implementação das ações socioassistenciais.