O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul já registrou 180 ocorrências de queimadas apenas no mês de agosto até o último domingo (18). Segundo a comandante em exercício, tenente Daniela Marques, somente neste fim de semana foram 20 atendimentos em um período de 24 horas. A maioria dos casos envolve queimadas em áreas florestais, mas também há ocorrências de queima de lixo.
Embora a comandante não tenha fornecido dados específicos, ela afirmou que os números já ultrapassaram os do mesmo período do ano passado. O aumento também é atribuído à ampliação do efetivo de bombeiros, que agora atua em outros municípios do Vale do Juruá, como Rodrigues Alves e Porto Walter.
“A gente está crescendo tanto na parte combativa quanto na preventiva. Atuamos no trânsito, em escolas, em comunidades, sempre com um foco preventivo, realizando palestras, distribuindo panfletos, e contamos com a parceria do Imac (Instituto de Meio Ambiente do Acre), que nos acompanha na fiscalização e autuação,” explicou Marques.
Para o combate às queimadas, os bombeiros dispõem de guarnições de sobreaviso, guarnições de salvamento, e da Operação Fogo Controlado. O Imac já aplicou multas em casos de queimadas, com valores mínimos de R$ 5 mil, conforme previsto na Lei de Contravenções e no Código Penal, que tipifica como crime a produção de incêndios que colocam em risco vidas ou patrimônios.
“A gente orienta principalmente sobre a fiscalização e autuação. O Imac, que é responsável por autuar, está realizando uma fiscalização intensa. Pedimos que as pessoas responsáveis por essas queimadas evitem essa prática, já que temos um bom serviço de coleta de lixo, tornando esse tipo de ato desnecessário,” concluiu a comandante.