Neste domingo (18), candidatos acordaram cedo para garantir a chegada aos locais de prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) no Acre. Com os portões abrindo às 5h30 e fechando às 6h30, muitos, como a autônoma Lilia Mendes, enfrentaram uma noite de sono agitada com receio de perder o horário. Ela contou à Rede Amazônica Acre que acordou várias vezes durante a noite, temendo não ouvir o despertador e se atrasar.
Lilia é uma das 17.574 pessoas inscritas no CNU, apelidado de “Enem dos Concursos”. No Acre, o fuso horário é duas horas a menos em relação a Brasília, fazendo com que as provas, que começaram às 9h no restante do país, iniciem às 7h na região.
No período da tarde, os portões abrirão às 11h, horário local, e fecharão ao meio-dia, com as provas começando às 12h30 e durando três horas e meia. As provas são aplicadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Lilia, que chegou às 5h na Escola Estadual José Rodrigues Leite, no centro de Rio Branco, destacou que, apesar de estar preparada, o horário de abertura dos portões prejudica a concentração devido à ansiedade e ao cansaço mental.
Outro candidato, Deibson Santana da Silva, autônomo de Xapuri, viajou para a capital na noite de sábado (17) e relatou que, apesar de a viagem ter sido tranquila, dormiu pouco devido ao horário da prova. Ele comentou que acordar às três da manhã para uma prova é algo inusitado, mas está confiante em um bom resultado.
Sobre o Concurso
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foi criado em 2023 pelo governo federal como um modelo inovador para a seleção de servidores públicos. As provas são aplicadas simultaneamente em todos os estados, padronizando procedimentos e promovendo igualdade de oportunidades.
O CNU se tornou o maior concurso da história do Brasil em número de inscritos, com mais de 2 milhões de participantes. Pela primeira vez, uma única seleção oferece mais de 6 mil vagas em 21 órgãos federais.
Orientações para o Dia da Prova
Cronograma
Colaborou o repórter Júnior Andrade, da Rede Amazônica Acre.
Com informações do G1 Acre.