Cidades

Jardineiro valoriza a casa de Chico Mendes com arte em jardinagem

Recentemente, o repórter fotográfico Sérgio Vale, do ac24horas, fez uma nova visita a Xapuri e capturou imagens atualizadas da Casa de Chico Mendes. O local, que havia estado fechado à visitação pública após inundações pelo Rio Acre, reabriu suas portas e recebeu um novo brilho.

O destaque agora vai para o trabalho de jardinagem realizado na área ao redor da casa. Alexsandro da Silva, de 30 anos, servidor da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, criou uma impressionante arte em uma figueira benjamim, com a famosa frase “Chico Vive”. O lema homenageia o legado do líder sindical e seringueiro, cuja luta pela preservação da floresta é conhecida globalmente.

Alexsandro, que começou a se interessar pela jardinagem desde jovem, foi incentivado por profissionais da área, como Danilo Araújo, responsável por diversos trabalhos de jardinagem pública em Xapuri. O jardineiro explicou que seu primeiro trabalho foi esculpir nomes como “Deus” e “Jesus” em árvores, e com o tempo, suas habilidades melhoraram. “A frase ‘Chico Vive’ foi um grande desafio, mas estou feliz com o resultado e com a recepção do público”, disse ele.

O trabalho de Alexsandro se destaca em vários locais de Xapuri, especialmente em benjamins, que são comuns na arborização pública da cidade, ao lado de mangueiras e palmeiras imperiais. Segundo o jardineiro, ver as pessoas encontrando conforto e paz nas mensagens que ele cria é extremamente gratificante. “É compensador saber que uma palavra de conforto pode alegrar o dia de alguém”, completou.

Informações com base o ac24horas.