ACRE

MPAC monitora greve de médicos e garante atendimento em unidades de saúde do Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), através da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, está acompanhando de perto a greve dos médicos iniciada em 31 de julho pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed). A paralisação afeta as unidades de saúde estaduais, com a suspensão de atendimentos eletivos e a manutenção apenas dos casos de urgência, emergência e pediatria.

O promotor de Justiça Ocimar Sales informou que a Promotoria Especializada está em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e com o Sindmed, tendo instaurado um procedimento extrajudicial para acompanhar as reivindicações da categoria, que incluem o pagamento de adicionais e a regularização de pendências.

Na quarta-feira, uma equipe da Promotoria inspecionou o Hospital do Idoso, localizado no complexo da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), para verificar a qualidade dos serviços, a estrutura da unidade, os recursos humanos e o atendimento aos pacientes. Até o momento, a greve não impactou significativamente os atendimentos nesse setor.

O promotor de Justiça Ocimar Sales afirmou que o MPAC continuará acompanhando as negociações e, caso não haja um acordo para o fim da greve, novas visitas serão realizadas em outras unidades de saúde para garantir o direito à vida e à saúde dos pacientes que necessitam de atendimento médico.